Entenda como cuidamos da validade de cada alimento

25 de maio de 2020

Todas as etapas do preparo de uma refeição são importantes. Os cuidados e controles higiênico-sanitários têm como objetivo oferecer alimentação de qualidade com higiene, temperatura e validades apropriados, chamado ALIMENTO SEGURO (é aquele que não oferece perigo à saúde e à integridade do consumidor).

Para te explicar melhor sobre o assunto, chamamos a nossa Nutricionista e Consultora de Alimentos, Carlise Abreu.

Existem procedimentos que devem ser adotados para garantir a qualidade e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária, chamados de Boas Práticas em Serviços de Alimentação, segundo a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 216, de 15 de setembro de 2004, da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Entre esses procedimentos está o Controle de Validades dos Alimentos.

Você sabia que a VALIDADE do alimento será outra após a embalagem ser aberta?

Pois é isso mesmo! Um exemplo: abrimos uma caixinha de Leite que tinha a validade final 12/08/20; sua validade após aberta será 2 dias (48 horas) a partir do momento em que foi rompido o lacre do fabricante. E esta mudança na data de validade ocorre para TODOS os alimentos após abertos. A indicação do prazo de validade do alimento “após aberto” é encontrada na embalagem e deve ser informada pelo fabricante do produto. Então, a validade após aberto é diferente de um alimento para outro. É preciso muita atenção às informações impressas nos rótulos dos produtos.

O restaurante Cantinho do Pescador segue o sistema de etiquetagem que permite a perfeita rastreabilidade dos produtos, desde a abertura da embalagem até o preparo final.

Esta etiquetagem significa que quando uma embalagem original é aberta, recebe uma etiqueta padronizada com as informações de data de abertura e data de validade após aberta (conforme indicação do fabricante no rótulo).

Em resumo geral, todos os alimentos manipulados na produção das refeições (crus ou cozidos), recebem uma etiqueta de Controle de Validade padronizada, e com isso é possível manter alimentos sempre frescos com qualidade e segurança. A equipe recebe capacitação periódica sobre controles de qualidade, higiene na manipulação dos alimentos e recebe as visitas técnicas de acompanhamento e de inspeções sanitárias realizadas pela nutricionista.

Categories: Frutos do Mar