Você consome frutos do mar conforme recomendação?

11 de setembro de 2019

Por Carlise Abreu | Consultora de Alimentos e Nutricionista

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) sugerem que o consumo de peixe deve ser, no mínimo, 3 vezes na semana, sendo recomendado um consumo aproximado de 12 kg por pessoa ao ano. O Brasil está abaixo da média, com 7 kg de consumo. O Grupo dos Pescados inclui: Peixes (de água doce ou salgada), Crustáceos (camarão, caranguejos e siris) e Moluscos (lula, polvo, ostras, mariscos), e podem ser preparados assados, grelhados, ensopados ou cozidos; ou ainda como ingredientes de pirão, saladas ou recheios de tortas. 

Os peixes, por exemplo, combinam com legumes (pimentão, tomate, cebola) ou frutas (banana e açaí). As preparações são muito variadas. Basta desenvolver suas habilidades culinárias! O consumo habitual fornece energia, proteína e uma variedade de outros nutrientes importantes, incluindo ácidos graxos essenciais, como ômega 3, ferro, cálcio, vitamina D e vitaminas do complexo B. 

O alerta está na segurança alimentar, forma de coleta dos pescados, procedência, armazenamento e preparo destes alimentos, pois são altamente perecíveis e devem ser seguidos os procedimentos corretos de Boas Práticas em Serviços de Alimentação. 

Para uma alimentação adequada e saudável conforme o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, separei algumas dicas para você. Confira:

✓ Ao comer fora de casa, prefira locais que façam a comida na hora;

✓ Sempre que possível, prefira comer em companhia, com familiares, amigos, colegas de trabalho ou de escola. A companhia nas refeições favorece o comer com regularidade, atenção e amplia o desfrute da alimentação;

✓ Use como base da sua alimentação, alimentos in natura ou minimamente processados, como grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos, carnes, aves e pescados;

✓ Utilize em pequenas quantidades os óleos, gorduras, sal e açúcar;

✓ Faça as refeições em horários regulares e em ambientes tranquilos, limpos e confortáveis. Coma sempre devagar e desfrutar o que está comendo;

✓ Cuide da sua hidratação – a água é essencial para a manutenção da vida. A ingestão recomendada para cada pessoa é variável e depende de alguns fatores (idade, peso, condições de saúde, atividade física que realiza, clima, temperatura do ambiente onde vive);

✓ Seja crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação, que devem sempre ser de fontes confiáveis. O Nutricionista é um profissional habilitado para ajudar você.

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